O presidente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, Marcos Bento, participa nesta sexta-feira (8 de novembro) da segunda edição presencial do Diálogos Amazônicos deste ano – a primeira foi realizada em Brasília (DF), em junho. Agora a conferência acontece na capital paulista, no auditório da FGV (Fundação Getulio Vargas). Especialistas, acadêmicos e líderes comunitários vão analisar e discutir como garantir o desenvolvimento sustentável e o futuro da Amazônia brasileira e sua sociobiodiversidade. A programação conta com uma palestra e quatro painéis.
O professor da FGV, Márcio Holland, fará a abertura do evento, ao lado do presidente da Abraciclo, Marcos Bento; do presidente do Conselho do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Luiz Augusto Rocha; do presidente da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas), Victor Bicca; do diretor presidente da Águas de Manaus, Pedro Freitas; e da diretora da FGV EESP, Lilian Furquim.
Na sequência, o senador da república e relator da Reforma Tributária, Eduardo Braga, fará a palestra de abertura do evento, que terá como chair a representante do GBR Componentes da Amazônia, Rebecca Garcia.
O primeiro painel, “Defesa e Integridade do Território na Amazônia”, será coordenado pelo presidente Marcos Bento e contará com análises do general de Exército – Comandante Militar da Amazônia, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.
Já o segundo painel, “Experiências de Investimentos na Amazônia”, reunirá o CEO da Bemol, Denis Minev; a representante da GBR Componentes da Amazônia, Rebecca Garcia; e o vice-presidente da Honda Motors Amazônia, Julio Koga. A moderação será do superintendente-adjunto da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Luiz Frederico Aguiar.
Em seguida, o CEO da Bemol, Denis Minev, comandará o painel “Clima e bioeconomia na Amazônia”, que terá as participações da secretária nacional de bioeconomia do ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Carina Mendonça Pimenta; e do superintendente da área de Meio Ambiente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Nabil Kadri.
A diretora da FGV EESP, Lilian Furquim, coordenará o último painel que abordará as “Políticas Públicas e Desenvolvimento da Amazônia”. O convidado para falar sobre esse tema é o secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sérgio Pinheiro Firpo.
Para saber mais e como participar, clique aqui.
SOBRE A ABRACICLO E O SETOR DE DUAS RODAS
Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus/AM.